Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6, 42

terça-feira, 24 de maio de 2011

A ARTE DE CONVIVER

A convivência humana é um dos maiores desafios da vida, sendo também excelente recurso para o nosso crescimento pessoal. Deus nos fez com necessidade e capacidade de conviver (viver com). Assim, não se concebe uma vida isolada, sem relacionamentos com outras pessoas. Mas, a convivência traz certos riscos. Ela nos expõe, à medida que revelamos nosso verdadeiro eu e penetramos no mundo interior de alguém.

Por isso, convivência é uma arte que precisamos aprender. Se quisermos crescer no domínio desta arte (e eu quero) é fundamental:
1.  Reconhecer que não posso programar as pessoas;
2.  Admitir meus próprios erros e pedir perdão;
3.  Aprender a perdoar quando sou ofendido;
4.  Dominar minha língua e meus pensamentos;
5.  Evitar críticas a uma pessoa a não, ser falando com a própria;
6.  Recusar ouvir críticas contra alguém que não esteja presente;
7.  Aceitar as pessoas da maneira como são.
Per gratiam tuam, Domine

Nenhum comentário:

Postar um comentário