Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6, 42

sábado, 28 de maio de 2011

CÂNTICO CERTO, LADO ERRADO

Êxodo 14,31; 15,1-2

Os filhos de Israel se achavam em um apuro desesperador! À sua frente, o Mar Vermelho; as montanhas à esquerda e à direita; e o faraó e os seus carros de ferro se aproximando por trás. O povo de Deus aparentava estar cativo e impotente - como patinhos que passam no tiro ao alvo, só esperando serem eliminados. No entanto, acredite ou não,  Deus propositadamente os havia guiado a esta situação tão terrível!

Havia pânico no acampamento de Israel. Os homens abanavam a cabeça com medo, e as mulheres e as crianças choravam. De repente Moisés foi cercado pelos irados pais de família que gritava: “É claro que tudo acabou para nós! Não havia sepulturas suficientes no Egito para nos enterrar? Você tinha de nos arrastar até aqui para morrermos?  Lá no Egito lhe falamos para nos deixar em paz. Era melhor sermos escravos lá do que morrer neste deserto miserável!”

Ninguém em Israel imaginava que grande livramento Deus estava prestes a realizar para eles!  De repente os ventos separaram o mar, e o povo caminhou através das ondas que oram detidas sobre um chão seco. Quando o faraó e o seu poderoso exército tentaram segui-lo, as águas voltaram a se enfurecer - e os cobriu e afogou a todos!

O povo Deus olhava do outro lado e via o seu poderoso inimigo sendo destruído como se fossem soldadinhos de lata. E então um cântico se elevou do acampamento ao compreenderem, mais uma vez, que Deus os havia livrado de circunstâncias impossíveis!
Eles entoaram o cântico certo - mas o entoaram do lado errado! O cântico de Israel não foi cantado em fé genuína, porque o cantaram somente do outro lado do Mar Vermelho - do lado da vitória e não do lado da provação!

O propósito de Deus ao permitir que soframos crises desesperadas é nos testar - edificar em nós um alicerce de confiança nEle! De que outra maneira o Seu povo se capacitará a confiar nEle em todas as batalhas que estão adiante? Como devem ter se sentido seguro e poderoso. Porém a vitória foi oca, pois Israel já havia sido reprovado no teste aquele dia! Só Moisés tinha o direito de cantar do lado da provação. Antes da separação das águas o povo havia gemido, murmurado, reclamado e chorado!

Per gratiam tuam, Domine

2 comentários:

  1. Douglas estou amando ver o seu blog parece que cada vez que eu vejo o que vc posto é Deus falando comigo. Eu tenho a plena certeza que ele vai te abençoar cada vez mais pois vc sim é um verdadeiro exemplo de um cristão e de um filho de Deus . Continue sempre evangelizando que nisso vc é perfeto. A Paz de Jesus (Washigton)

    ResponderExcluir
  2. Profundo, sem palavras... valeu Dogras ou melhor Douglas.

    ResponderExcluir