Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6, 42

sexta-feira, 24 de maio de 2013

COMO TRATAR MEU PRÓXIMO

Colossenses 3,17- 23

A nossa sociedade tem vivido dias nos quais o amor, o respeito, a atenção, o carinho, a honra, a consideração, etc. não têm sido valorizados nos relacionamentos entre as pessoas. Mas a Bíblia nos apresenta princípios que nos capacitam a agir da maneira correta com o nosso próximo. Na carta aos Colossenses, o apóstolo Paulo nos ensina dois princípios que devem dirigir as nossas ações todas as vezes que nos relacionarmos com as pessoas, não importando quem elas sejam: Esposa, esposo, filhos, parentes, amigos, colegas, mendigos, etc.

Como se eu fosse Jesus. v. 17: O Senhor Jesus sempre dava atenção às pessoas que lhe procuravam em busca de ensino, cura, alimento, etc. Paulo nos ensina que devemos fazer as coisas em nome do Senhor Jesus, isto é, devo tratar as pessoas como se eu fosse o próprio Jesus. Quando me relaciono com alguém “em nome do Senhor”, preciso dar-lhe o respeito e atenção que Jesus lhe teria dado.  Segundo este princípio, devemos nos aproximar das pessoas em nome de Jesus, pois somos representantes de Jesus. Somos seus embaixadores aqui na terra. Assim estaremos aprendendo a considerar as pessoas como Jesus as considerou e tratá-las como Ele as tratou: honrando as mulheres como Ele as honrou; amando as crianças como Ele as amou; mostrando compaixão às pessoas que necessitam como Ele mostrou; e humilhando-nos para lavar os pés dos outros, como Ele o fez. 

Como se ele fosse Jesus. v. 23: 
Neste versículo encontramos o princípio de fazermos tudo para o Senhor. O apóstolo Paulo nos ensina que devemos tratar o nosso próximo dando-lhe o mesmo respeito e consideração que daríamos ao próprio Senhor Jesus. Sendo assim, o respeito e honra que devemos dar às pessoas deve ser o mesmo que Jesus receberia de nós.
Foi sobre isso que Jesus se referiu quando falou da maneira que devemos tratar aqueles que têm fome e sede, que estão doentes, presos, necessitados. “Sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” Mt 25,40. É possível preparar uma refeição com alegria e dedicação esperando que Jesus venha comer conosco. É possível escrever uma carta como se o próprio Jesus fosse lê-la. É possível visitar uma casa como se fosse Jesus que morasse nela.

Estas duas normas de conduta são revolucionárias e devem fazer parte da vida daqueles que querem ser verdadeiros discípulos do Senhor Jesus. Em todo relacionamento, Jesus tem os dois papéis: devo tratar o meu próximo como se eu fosse Jesus, e devo tratar o meu próximo como se ele fosse Jesus, fazendo-o de todo o coração.

Per gratiam tuam, Domine

3 comentários:

  1. Acho que vou precisar ler muitas vezes

    ResponderExcluir
  2. Eu achava que era como amim mesmo, mas vejo que é mas profundo

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito linda mensagem

    ResponderExcluir