Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6, 42

quinta-feira, 23 de maio de 2013

MEU LUGAR SEGURO


Salmo 90

Este é um Salmo de sabedoria, confiança e proteção. É também classificado como um salmo que trata dos ataques demoníacos sobre o homem. Ele tem sido utilizado incorretamente como um amuleto da sorte, ou uma peça de decoração nos lares onde as pessoas mantém a bíblia aberta nele e acham que assim estarão protegidas.

O Salmo 90, assim como outros textos bíblicos inspirados por Deus, só serão verdadeiramente úteis e cumprirão o seu propósito se forem postos em prática. Se formos apenas ouvintes da Palavra, enganamo-nos a nós mesmos (Tiago 1,22). Isso é semelhante a alguém que se encontra doente, tem o remédio em suas mãos, mas não toma e vai permanecer doente. Em Deus encontramos esconderijo, sombra, refúgio, fortaleza e livramento.

Durante a noite é quando acontece a maior incidência de ataques de inimigos, sejam ladrões, assassinos, pragas, doenças, emboscadas, violências etc. À noite ficamos mais vulneráveis e até desprotegidos por geralmente estarmos dormindo. O Salmista disse que “aquele que guarda a Israel jamais dorme” (Salmo 120,4). Você sabe quem é que “guarda Israel”? É o mesmo que deseja guardar a sua vida e protegê-lo de todo o mal! O Salmo 90 fala do “Mal” (V.10). Que mal é esse que precisa de “anjos” para proteger? Este Salmo fala também de “leão e áspide” de forma figurada, mas o que isso significa? A Bíblia fala de satanás como sendo a “antiga serpente”, ele também é apresentado como “nosso adversário que ruge como leão, buscando a quem possa tragar” (I Pedro 5,8).

Para o Salmista, não existia nenhum lugar seguro se ele não estivesse com o Senhor! Não tinha caverna, gruta, montanha etc. que pudesse lhe transmitir segurança, refúgio, abrigo, proteção ou salvação, mas só Deus era o seu lugar seguro! E para você, quem é o seu lugar seguro?

Per gratiam tuam, Domine

4 comentários:

  1. meu lugar seguro é na minha casa junto com a minha familia, com eles me sinto mais forte. Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Acho que podemos se sentir seguros em qualquer lugar se Jesus estiver presente em nossos corações!

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão se fomos pela cabeça de pessoas mudanas podemos chegar a pensar que não existe nenhum lugar seguro no mundo devido as grandes fatalidades ocorridas, mais tenho em mim a certeza que com Deus nada é impossível, pois ele é nosso escudo em todos os lugares, otimo pode partilha com vocês leitores do blog !
    Roberta

    ResponderExcluir
  4. Eu poderia dizer meu lugar seguro e onde Deus esta.Porem
    Meu lugar seguro é onde esta meu esposo e meus filhos juntos vivemos o amor e onde há amor Deus esta presente.

    ResponderExcluir