Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6, 42

terça-feira, 28 de maio de 2013

O QUE ROUBOU SUA ESPERANÇA

Leitura Bíblica: 
Ezequiel 37, 1-10
Eis o que diz o Senhor Javé: vem, espírito, dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses mortos para que revivam. Proferi o oráculo que ele me havia ditado, e daí a pouco o espírito penetrou neles. Retornando à vida, eles se levantaram sobre seus pés: um grande, um imenso exército. 

Dizem que a esperança é a última que morre. Pois tem muita gente que já perdeu a esperança no seu casamento, na sua aprovação em um concurso, na conquista de um emprego, na cura da sua enfermidade, na realização dos seus sonhos,  etc. Outros estão no limite da sua esperança, quase deixando que ela morra. O segredo para não perder a esperança Deus nos revela em Sua Palavra.

Ouça a palavra de Deus – Ezequiel  37,4: “Ouvi a Palavra do Senhor”! Deus jamais despediu alguém sem uma Palavra de ânimo, de incentivo, de esperança. Não tem uma página da Bíblia que você abra e não encontre uma Palavra de esperança! E todos aqueles que vieram a Jesus, saíram cheios de esperança, ainda que tenham vindo em uma situação de desespero, de morte, de sofrimento, de angústia etc. Foi uma mulher com uma hemorragia, foi um cego de nascença, foi uma viúva que acabara de perder o filho, foi uma irmã chorando a morte do seu irmão... todos foram consolados, animados e saíram cheios de esperança!  O que roubou a sua esperança? 

Conheça ao Senhor – Ezequiel  37,6: “Então sabereis que eu sou o Senhor”! Muitos passaram a conhecer a Deus em momentos difíceis da sua vida, em situações desesperadoras. Outros decidiram conhecer o Senhor ao ouvirem testemunhos que lhe tocaram o coração. Israel teve inúmeras oportunidades de conhecer a Deus através dos milagres por Ele realizados, mas mesmo assim nos dias do Profeta Ezequiel parece que ainda não conheciam a Deus. O conhecer a Deus vai muito além de saber da Sua existência, do Seu poder ou de crer na Sua Palavra. O conhecimento que verdadeiramente interessa a Deus é aquele que nos leva ao encontro com Jesus em nosso coração. 

Obedeça ao Senhor – Ezequiel  37,7: “Profetizei, pois, como se me deu ordem”! Ainda que o Profeta Ezequiel não tivesse fé suficiente para acreditar que um vale cheio de ossos secos pudesse voltar a viver, mesmo assim ele obedeceu, profetizou e decidiu crer no que seria impossível acontecer. E o impossível aconteceu porque Ezequiel creu em Deus e colocou em prática a Sua ordem, a Sua Palavra! Deus não nos mandou desistir, perder a esperança quando alguma situação fica complicada, difícil e sem solução humana. Ele nos mandou profetizar o milagre. 

Se você abrir os ouvidos para ouvir a Palavra de Deus, tomar a decisão de conhecer ao Senhor e Obedecê-lo, Ele te encherá de esperança e te dará a vitória! Não importa o tamanho do seu “vale de problemas, dificuldades e ameaças”. 

Per gratiam tuam, Domine

2 comentários: