Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6, 42

sexta-feira, 14 de junho de 2013

LANÇAR FORA A CAPA

Marcos 10, 46-52

Nada na vida a gente conquista de graça. Os nossos sonhos estão sempre rodeados de obstáculos e se queremos conquistá-los, precisamos vencer os obstáculos! Bartimeu tinha um grande sonho: desejava ver! Interessante observar que esse episódio está registrado nos três Evangelhos chamados sinóticos, mas só Marcos diz que Bartimeu lançou fora a sua capa.  

Ora, o que significa “lançar a capa?” Vejo que o “lançar à capa” significa vencer obstáculos para a conquista dos seus alvos, metas, desafios e sonhos, visto que após ele ter lançado a capa, foi até Jesus e conquistou o seu grande sonho! 

Muitos passam a vida inteira: “sentados à beira do caminho”, acomodados, entregues a sua própria sorte, vivendo como vítimas e não autores da sua própria história. Você tem sido vítima ou autor da sua história de vida? Você deseja conquistar seus sonhos? Então lance fora toda a acomodação! Muitos até desejam seguir a Jesus, tornar-se um fiel em Cristo, acham isso muito bonito, mas não conseguem vencer a sua acomodação e até já se conformaram com a vida que levam.

Disseram para Bartimeu: Tenha coragem! Não temas! Jesus te chama! Bartimeu “lançou fora a sua capa de medo” e de um salto se levantou e foi à luta para conquistar seu grande sonho! Isso nos ensina a jamais deixar que o medo roube nossos sonhos, que o medo nos impeça de sonhar e de conquistar aquilo que desejamos!  Tem gente que não vem até Jesus e não se torna um verdadeiro discípulo com medo de não conseguir perseverar nos caminhos do Senhor, com medo de ser criticado pelos seus amigos ou familiares e assim passa a vida toda “sentado e olhando Jesus passar com a multidão de discípulos!”. 

Interessante a gente constatar que aquele cego Bartimeu guardava um sonho impossível e lutou por esse sonho. Através da sua fé ele conquistou o seu sonho e foi curado! Ele lançou fora a capa da incredulidade e Jesus realizou o seu grande sonho! Se você lançar fora a incredulidade, Jesus fará maravilhas em sua vida! 

O texto ainda nos diz que “muitos o repreendiam para que se calasse” (V.48). Bartimeu teve que enfrentar o obstáculo da incredulidade das pessoas a sua volta que o desestimulava e o desanimava na conquista do seu sonho. Tenho observado pessoas desejosas de mudarem de vida, de se tornarem cristãs, mas são desestimuladas por amigos, familiares, colegas etc. Saiba que se você quiser você pode, você consegue!
Per gratiam tuam, Domine 

Um comentário:

  1. Vejo que em minha vida tenho muitas capas para lançar fora. Hoje eu tomo a decisão diante de Jesus de lançar fora todas as capas e de ser mais fiel em Cristo,peço de Deus a graça de ser como Bartimeu que através de sua fé perseverante não desistiu de seu sonho. eu quero as maravilhas que Jesus pode realizar em minha vida. Para mim tem sido muito esclarecedor visitar o seu blog Deus Continue te iluminando.

    ResponderExcluir