Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6, 42

terça-feira, 25 de junho de 2013

QUAL O ALIMENTO DA ALMA?

Salmo 41,4-5
Minhas lágrimas se converteram em alimento dia e noite, enquanto me repetem sem cessar: Teu Deus, onde está? Lembro-me, e esta recordação me parte a alma, como ia entre a turba, e os conduzia à casa de Deus, entre gritos de júbilo e louvor de uma multidão em festa. Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo:

O Salmista faz menção das celebrações de adoração e louvor que ele prestava a Deus. Eram verdadeiras celebrações festivas com total liberdade de expressar seus sentimentos. Ele diz que adorava a Deus com brados de júbilo, com gritos de alegria e com festa, mas que agora sua alma estava ferida e ele não conseguia mais louvar a Deus dessa forma. Lamentavelmente, aqueles que têm almas feridas, doentes, não conseguem louvar a Deus com toda essa liberdade e alegria. Eles precisam ser estimulados e conduzidos por outros para que possam experimentar esse louvor que cura! Dizem que “quem canta seus males espanta”, mas quem louva seus traumas estanca. Ora, quantas e quantas vezes a gente se apresenta diante do Senhor para louvá-lo e saímos com os nossos corações alegres, animados, felizes e curados.   

A oração é o respirar da alma! A oração é o alimento da alma! A oração é a água que sacia a sede da alma! Tem gente querendo alimentar a alma com lazer, férias e descanso, com coisas materiais, com palavras e pensamentos positivos etc. Jesus nos contou a Parábola do Homem rico que diz à sua alma: alma tem em depósito muitos bens... descansa, come, bebe, regala-te... e Jesus lhe diz: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma...

O Salmista já sabia quem era que poderia curar tratar e saciar a sua alma, quem poderia resolver os seus problemas e dificuldades que estavam afligindo a sua alma por isso ele buscou a Deus em oração!
Per gratiam tuam, Domine

2 comentários:

  1. Isso é a mais pura verdade, quando fico triste tenho dificuldade de orar mas devia ser o contrario

    ResponderExcluir
  2. O alimento de minha alma é a oração não tenho duvida nenhuma no meu coração mais há momentos na vida que pareço estar tão longe de Deus não consigo alcança-lo com palavras confesso que nesses momentos inquieta muito o coração pois não tenho louvores palavras de agradecimentos para ofertar ao meu Senhor. Então caminho pelo deserto apenas com a palavra na certeza que Deus caminha comigo eu não estou só ele cuida de mim.

    ResponderExcluir